Confissão de Pecado
Um Sermão com Sete
Textos – Sermão 113
Meu sermão esta manhã
terá sete textos e minha pregação será centrada em apenas duas palavras de cada
um, porque os sete textos são todos semelhantes e ocorrem em sete porções
diferentes da santa Palavra de Deus. Porém, eu usarei o contexto de todos eles
para exemplificar casos diferentes; e peço a vocês que trouxeram suas Bíblias
que os acompanhem a medida que forem mencionados.
O tema desta manhã
será - CONFISSÃO DE PECADO. Nós sabemos que isto é absolutamente necessário à
salvação. A menos que haja uma verdadeira e sincera confissão de nossos pecados
a Deus, não temos nenhuma promessa que nós acharemos clemência no sangue do
Redentor. "Todo aquele que confessar seus pecados e os abandonar achará
misericórdia" . Mas não há nenhuma promessa na Bíblia para o homem que não
confessar seus pecados.
Há muitos que fazem
uma confissão, e uma confissão diante e Deus, e não recebem nenhuma bênção,
porque a confissão deles não tem certas marcas que são requeridas por Deus, que
provariam sua genuinidade e sinceridade e que demonstrariam terem sido fruto do
trabalho do Espírito Santo.
Meu texto esta manhã
consiste em duas palavras: "eu Pequei".
E você verá como estas palavras, nos lábios de homens diferentes, indicam
sentimentos muito diferentes. Enquanto uma pessoa diz "eu pequei" e
recebe perdão, outro diz o mesmo, porém segue seu caminho para se enegrecer com
pecados piores que antes e mergulha em profundezas maiores de pecado do que
antes ele tinha experimentado.
O Pecador Endurecido
Faraó: "eu
pequei". Êxodo 9.27.
O primeiro caso que
eu apresentarei a vocês é o do PECADOR ENDURECIDO que, quando experimenta
terror, diz "eu pequei". E você achará o texto no livro de Êxodo 9.27
- "Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei;
o Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos a ímpios". Mas porque esta confissão
nos lábios deste altivo tirano? Ele não se humilhava perante Jeová. Então porque aquele
orgulhoso se curvou? Você julgará o valor da sua confissão quando você ouvir as
circunstâncias debaixo das quais foi feita: "E Moisés estendeu a sua vara
para o céu, e o Senhor enviou trovões e saraiva, e fogo desceu à terra; e o
Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito. Havia, pois, saraiva
misturada com fogo, saraiva tão grave qual nunca houvera em toda a terra do
Egito, desde que veio a ser uma nação". Agora, diz Faraó, enquanto o trovão
estava rolando no céu, enquanto o fogo então incendiava o solo e enquanto o
granizo descia em grande quantidade, ele diz, "eu pequei".
Ele é somente
um exemplo de multidões da mesma categoria. Quantos rebeldes endurecidos a
bordo de navios, quando as madeiras estão deformadas e rangendo, quando o
mastro está quebrado e o navio está vagando ao sabor do vento forte, quando as
ondas famintas estão abrindo suas bocas para tragar o navio tão rapidamente
como aqueles que entram na cova, quantos marinheiros cujos corações se
encontram endurecidos pelo pecado, curvam seus joelhos com lágrimas nos olhos,
e clamam "eu pequei!". Mas que proveito e que valor tem a confissão
deles? O arrependimento que nasceu na tempestade morreu na calmaria; aquele
arrependimento criado entre trovões e raios, cessou tão logo tudo foi
silenciado e o marinheiro que era piedoso quando a bordo do navio, se tornou um
dos piores e mais abomináveis entre os marinheiros quando colocou seu pé em
terra firme.
Também, com que frequência
nós vemos isto em uma tempestade com abundância de raios e trovões? Muitos
homem empalidecem quando ouvem o trovão ressoando; as lágrimas enchem seus
olhos, e eles clamam "Ó Deus, eu pequei!"; enquanto as vigas da sua
casa são balançadas e o solo embaixo deles oscila diante da voz de Deus em Sua
majestade. Mas ai de tal arrependimento!
Quando o sol
novamente brilha e as negras nuvens passam, o pecado vem novamente sobre o
homem e ele se torna pior que antes. Quantas confissões do mesmo tipo, nós
também vemos em tempos de epidemias fatais! Então nossas igrejas ficam cheias
de ouvintes que, por verem tantos enterros passarem por suas portas, ou porque
tantos morreram na sua rua, não podem se abster de ir à casa de Deus para
confessar seus pecados. E debaixo daquela visitação, quando um, dois e três
caem mortos em sua casa, ou na porta ao lado, quantos pensaram que realmente
volveriam-se a Deus! Mas, ai! quando a pestilência acaba seu trabalho, a
convicção cessa; e quando o sino toca pela última vez por uma morte causada por
uma epidemia, então seus corações deixam de bater em penitência e suas lágrimas
deixam de fluir.
Tem alguém aqui assim
nesta manhã? Se há tais pessoas aqui esta manhã, me deixe solenemente
dizer-lhes: "Senhores, vocês esqueceram os sentimentos que tiveram nas
suas horas de angústia; mas, se lembrem, Deus não esqueceu dos votos que vocês
fizeram". Marinheiro, você disse se Deus o poupasse para ver a terra
novamente, você seria Seu servo; mas você não é; você mentiu a Deus, você Lhe
fez uma falsa promessa, porque você nunca manteve o voto que seus lábios
fizeram. Você disse, em um leito de doença, que se ele poupasse sua vida você
nunca pecaria novamente como antes; mas aqui está você e seus pecados desta
semana falarão por mim. Você não é melhor do que você era antes da sua doença.
Você poderia mentir para Deus e não ser reprovado? E você pode pensar em mentir
para Deus e não ser punido? Não! o voto, por mais precipitadamente que tenha
sido feito, é registrado no céu; e apesar de ser um voto que o homem não pode
cumprir, contudo, como é um voto que ele próprio fez, e o fez voluntariamente
também, ele será castigado pelo não cumprimento dele; e Deus executará vingança
afinal, porque ele disse que abandonaria seus caminhos de pecado, porém, quando
o infortúnio é removido ele não faz isto. O anjo vingador poderá dizer: "Ó
Deus, estes homens disseram que se eles fossem poupados seriam melhores; porém
são piores. Como eles violaram suas promessas, e como eles atraíram a ira
divina sobre si mesmos!".
Este é o primeiro estilo de arrependimento; e é
um estilo que eu espero que nenhum de vocês imitem, porque é totalmente sem
valor. É inútil você dizer "eu pequei" somente debaixo da influência
do terror, e então esquecer disto depois.
O Homem Dúbio
BALAÃO: "eu
pequei". Nm. 22:34.
Agora vamos ao
segundo texto. Apresentarei a vocês um outro caráter - O HOMEM DÚBIO, que diz
"eu pequei" e sente que ele realmente o fez, e sente de maneira profunda,
mas é tão mundano que ele "ama a injustiça". O caráter que eu escolhi
para ilustrar isto, foi o de Balaão. Abra o livro de Números 22:34:
"Respondeu Balaão ao anjo do Senhor: eu pequei".
"Eu
pequei", disse Balaão; mas, apesar disto, ele se foi com seu pecado. Um
dos caracteres mais estranhos do mundo inteiro é o de Balaão. Eu frequentemente
tenho me surpreendido com aquele homem; ele realmente parece, em outro sentido,
ter surgido das linhas de Ralph Erskine: "Para o bem e para o mal
igualmente se curva. E para ambos: o diabo e O Santo". Porque ele parecia
ser assim. Algumas vezes falava com tamanha eloquência e triunfo, que não
poderia se igualar a nenhum outro homem; e outras vezes ele exibia a pior e
mais sórdida cobiça que pode desgraçar a natureza humana.
Pense. Você vê
Balaão; ele está no cume da colina, e lá embaixo está o povo de Israel; ele é ordenado
a os amaldiçoar, e ele diz: "Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou?
e como denunciarei a quem o Senhor não denunciou?" E Deus abre seus olhos,
e ele começa a falar até mesmo sobre a vinda de Cristo, e ele diz: "Eu o
vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto". E então ele
apresenta sua oração dizendo: "Que eu morra a morte dos justos, e seja o
meu fim como o deles!". E vocês acharão que aquele homem tem esperança.
Espere até que ele desça da colina, e vocês lhe ouvirão dar o mais diabólico
conselho ao rei de Moabe, tão diabólico que era até mesmo possível ser sugerido
pelo próprio Satanás. Disse ele ao rei: "Você não pode vencer este povo na
batalha, porque Deus está com eles; tente instigá-los contra Deus". E
vocês sabem como, com luxúrias temerárias, os Moabitas tentaram seduzir os
filhos de Israel a serem infiéis a Jeová; de forma que este homem parecia ter a
voz de um anjo, às vezes, mas também a alma de um diabo no seu íntimo.
Ele era um caráter
terrível; era um homem de duas mentes, um homem que foi por todo o caminho com
duas disposições. Eu sei que a Escritura diz "Ninguém pode servir a dois
senhores". Hoje em dia isto é frequentemente mal entendido. Alguns leem
assim "Ninguém pode servir a dois senhores". Sim ele pode; ele pode servir
três ou quatro. O jeito de ler esta passagem é "Ninguém pode servir a dois
senhores". Ambos não podem ser senhores. Ele pode servir dois, mas os dois
não podem ser seus senhores. Um homem pode servir a dois que não são seus mestres,
ou mesmo vinte; ele pode viver por vinte propósitos diferentes, mas ele não
pode viver para mais de um propósito principal; somente pode haver um propósito
principal em sua alma. Mas Balaão laborou em servir a dois; era igual as
pessoas de quem foi dito "Eles temeram o Senhor, e serviram outros
deuses". Ou como Rufus que era parecido com Balaão; porque você tem
conhecimento que nosso velho rei Rufus pintou Deus em um lado do seu escudo e o
diabo no outro, e abaixo, o lema: "Pronto para ambos; pegue quem
puder". Há muitos, que de igual modo, estão prontos para ambos. Eles
encontram o pastor, e quão piedosos e santos eles são; no dia do Senhor eles
são as pessoas mais respeitáveis e justas do mundo; eles falam pausadamente por
pensarem ser isto algo eminentemente religioso. Mas em um dia de semana, se
você quer encontrar os maiores desonestos e fraudadores, eles são alguns destes
homens que são tão hipócritas na sua devoção.
Meus ouvintes, nenhuma
confissão de pecado pode ser genuína, a menos que seja feita de todo o coração.
É inútil você dizer: "eu pequei" e então continuar pecando.
Alguns homens parecem
nascer com dois caracteres. Eu observei na livraria da Trinity College,
Cambridge, uma bonita estátua do Lord Byron. O bibliotecário me disse,
"Olhe daqui, senhor". eu olhei, e disse: "que semblante
intelectual!". "Que gênio ele era!". Então ele disse:
"Venha para o outro lado!". "Ah! Que demônio! Aqui está um homem
que poderia desafiar Deus". Ele tinha um desagrado e um semblante terrível
em sua face; tal como Milton poderia ter pintado a Satanás quando ele disse:
"Melhor reinar no inferno do que servir no céu!". Eu me virei e disse
ao bibliotecário: "você pensa que o artista planejou isto?". "Sim!"
ele disse: "ele desejou retratar os dois caracteres: o grande, o esplêndido
e o gênio quase super-humano que ele possuía, e também a enorme massa de pecado
que existia em sua alma".
Existem alguns homens
aqui do mesmo tipo. Eu ouso dizer que, como Balaão, eles poderiam operar
milagres; e ao mesmo tempo há algo neles que revela um caráter repugnante de
pecado, tão grande quanto pareceria ser o caráter deles para a retidão. Balaão,
você sabe, ofereceu sacrifícios a Deus no altar de Baal; isso era típico do seu
caráter. E assim muitos fazem; eles oferecem sacrifícios a Deus no santuário de
Mamom; e enquanto eles ofertam a uma igreja e distribuem ao pobre, eles na
outra porta do seu escritório contábil, oprimem o pobre e espremem até a última
gota de sangue da viúva, para ficarem ricos. Ah! É infrutífero e inútil para
você dizer "eu pequei", a menos que você o diga de todo seu coração.
A confissão daquele homem dúbio não tem nenhum proveito.
O Homem Insincero
SAUL : "eu
pequei". 1 Samuel 15:24.
E agora um terceiro
caráter, e um terceiro texto. No primeiro livro de Samuel 15:24, lemos:
"Então disse Saul a Samuel: "eu pequei".
Aqui está o HOMEM
INSINCERO - o homem que não é como Balaão, até certo ponto sincero sobre duas
coisas; mas um homem que é justamente o oposto – que não tem nenhum ponto
proeminente em seu caráter, mas que é sempre modelado pelas circunstâncias que
passam pela sua cabeça. Saul era assim.
Samuel o reprovou e
ele disse: "eu pequei". Mas ele não queria realmente dizer aquilo,
porque se você ler o verso inteiro, vai vê-lo dizendo: "porque eu temi o povo"
, o que era uma desculpa mentirosa. Saul nunca temeu ninguém; ele sempre estava
bastante pronto para fazer sua própria vontade; ele era um déspota. Um pouco
depois, ele sustentou outra desculpa, ao afirmar que havia trazido bois e
cordeiros para oferecer a Jeová, portanto, ambas desculpas não podiam ser verdadeiras.
A característica mais proeminente no caráter de Saul era sua insinceridade. Um
dia ele manda buscar a Davi da cama dele, para o matar.
Outra vez ele declara
"tão certo como vive o Senhor, ele (Davi) não morrerá". Um outro dia,
porque Davi salvou sua vida, ele disse "Mais justo és do que eu; não tornarei
a fazer-te mal". Isso ele disse após o perseguir, com o objetivo de mata-lo.
Às vezes Saul se
encontrava entre os profetas e profetizava; logo depois entre as bruxas; às
vezes em um lugar, outras em outro, e insincero em tudo. Quantas pessoas como
ele encontramos em toda assembleia cristã; homens que são muito facilmente
modelados! Diga o que quiser a eles, e eles sempre concordarão com você. Eles
têm disposições afetuosas, e uma consciência sensível; tão sensível que parece
ceder quando impressionada, mas tememos sondá-la mais profundamente; ela se
cura tão rapidamente quanto se machuca. Já usei uma comparação muito singular
antes, a qual tenho que usar novamente: alguns homens parecem ter corações de
borracha. Se você apenas os tocar, é feita uma impressão imediatamente;
entretanto é inútil, pois logo retorna ao seu estado original. Você pode os
apertar de qualquer modo que desejar, eles são tão elásticos que você sempre
alcançará seu propósito; entretanto eles não tem firmeza de caráter e logo
voltam a ser o que eram antes.
Ó senhores, muitos de
vocês fazem o mesmo; curvam suas cabeças na Igreja e dizem: "Temos errado
e nos desviado do caminho" mas você não pretendia, verdadeiramente, dizer
isto. Você veio ao seu pastor e disse "eu me arrependo dos meus
pecados", mas você não se sentia um pecador; você só disse aquilo para agradá-lo.
E agora você frequenta a casa de Deus; ninguém mais impressionado que você;
lágrimas correrão facilmente da sua face; mas, apesar disto, a lágrima se
secará tão depressa quanto foi produzida, e você permanece, em todos seus intentos
e propósitos, igual ao que era antes. Dizer "eu pequei" de uma
maneira sem significado ou sentido, é pior do que desprezível, porque é um
escárnio a Deus confessar com insinceridade de coração.
Eu fui breve neste
caráter; porque parece se relaciona com o de Balaão; entretanto, podemos ver
claramente que há um real contraste entre Saul e Balaão, embora haja uma
afinidade entre os dois. Balaão era um grande homem mau, grande em tudo que
fez; Saul era pequeno em tudo, exceto em estatura, pequeno em bondade e pequeno
em maldade; enquanto Balaão era grande em ambos: o homem que às vezes poderia
desafiar Jeová, e em outro momento dizia "se Balaque me desse sua casa
cheia de prata e ouro, eu não poderia ir além da palavra do Senhor meu Deus,
para fazer mais ou menos".
O Penitente Duvidoso
ACÃ: "eu
pequei". - Josué 7:20.
Agora quero
apresentar a você um caso muito interessante; é o caso do PENITENTE DUVIDOSO, o
caso de Acã, no livro de Josué 7:20 "Respondeu Acã a Josué:
Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel".
Você sabe que Acã
roubou despojos da cidade de Jericó - que ele foi descoberto através de sorte,
e levado a morte. Cito este caso como o representante daqueles cujo caráter é
questionável em seu leito de morte; aqueles que se arrependem aparentemente,
mas de quem a maioria de nós só pode dizer que nós esperamos que suas almas
estejam salvas afinal, mas verdadeiramente nós não podemos assegurar. Acã, você
está lembrado, foi apedrejado, por desonrar Israel. Mas eu achei no Mishna, uma
antiga exposição judia da Bíblia, estas palavras, "Josué disse a Acã ,
hoje o Senhor te perturbará a ti". E uma nota sobre este texto que diz:
"Ele disse este dia, o que implica que ele só seria perturbado nesta vida,
sendo apedrejado até a morte, mas que Deus teria misericórdia da sua alma por
ter ele feito uma confissão completa do seu pecado". E eu, também, sou
propenso, ao ler o capítulo, a concordar com a ideia de meu venerável e agora
glorificado predecessor, Dr. Gill, que acreditava que Acã realmente foi salvo,
embora tenha sido condenado à morte pelo seu crime, como um exemplo.
Observe como Josué
falou de forma compassiva com ele. Ele disse: "Filho meu, dá, peço-te,
glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele. Declara-me agora
o que fizeste; não mo ocultes". E você encontra Acã fazendo uma confissão
completa. Ele diz: "Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel,
e eis o que fiz: quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos
ciclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinquenta siclos, cobicei-os e
tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata
debaixo da capa". Esta confissão parece ser tão satisfatória que se me
fosse permitido julgar, eu diria: "espero encontrar Acã o pecador, diante do
trono de Deus". Mas Matthew Henry não tem a mesma opinião; e muitos outros
expositores consideram que assim como seu corpo foi destruído, assim também foi
sua alma. Por este motivo, eu selecionei o caso dele como sendo o de um arrependimento
duvidoso.
Ah! queridos amigos,
já me encontrei muitas vezes em leitos de morte e pude ver muitos com
arrependimentos como este. Eu vi um homem, reduzido a um esqueleto, sustentado
por travesseiros em sua cama; e ele disse, quando lhe falei sobre o julgamento
vindouro: "Senhor, eu sinto que fui culpado, mas Cristo é bom; eu confio
nEle". E eu disse pra mim mesmo: "eu acredito que a alma deste homem
está salva". Mas fui embora com a reflexão melancólica de que não tive nenhuma
prova disto, além das suas próprias palavras; porque preciso de prova através
de atos e da vida posterior ao arrependimento, para sustentar uma convicção
firme da salvação de um homem.
Você conhece aquela
história de um médico que manteve um registro de mil pessoas que uma vez pensaram
que estavam morrendo, e de quem ele pensou que eram penitentes; ele escreveu
seus nomes em um livro, como aqueles que, se tivessem morrido, iriam para o
céu; eles não morreram, eles viveram; e ele diz que entre estas mil pessoas,
nem mesmo três mudaram verdadeiramente seu modo de vida, pois voltaram
novamente aos seus pecados e continuaram como antes.
Ah! queridos amigos,
eu espero que nenhum de vocês tenha um arrependimento de leito de morte, como
este; eu espero que seu pastor ou seus pais não tenham que estar ao seu lado da
cama, dizendo consigo mesmo: "Pobre companheiro, espero que ele seja
salvo". Mas ai! arrependimentos de leito de morte são coisas tão frágeis,
cujos fundamentos de esperança são tão triviais e tão pobres, que eu tenho
medo, depois de tudo, que esta alma possa estar perdida". Ó! morrer com
toda segurança; ó! morrer com uma entrada abundante, deixando um testemunho que
nós partimos desta vida em paz! Este é um modo muito mais feliz de morrer do
que de uma maneira duvidosa, cambaleando entre dois mundos, e nem nós, nem
nossos amigos sabendo para qual dos dois mundos estamos indo. Que Deus possa
nos conceder a graça de dar evidências, nas nossas vidas, da verdadeira conversão,
que nosso caso possa não ser duvidoso!
O Arrependimento de
Desespero
JUDAS: "eu
pequei". Mateus 27:4.
Não o deterei por
mais tempo, mas tenho de lhe mostrar outro caso; o pior de todos. É o
ARREPENDIMENTO DE DESESPERO.
Examine Mt. 27:4. Lá
você tem um caso terrível do arrependimento de desespero. Você reconhecerá o
personagem no momento que eu ler o verso: "E Judas disse, eu pequei".
Sim, Judas o traidor; aquele que traiu seu Mestre, quando viu que seu Mestre
foi condenado, "devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos
anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente ... E tendo ele atirado
para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi
enforcar-se".
Aqui está o pior tipo
de arrependimento de todos; de fato, não sei se é justo chamar isto de arrependimento;
isto deve ser chamado remorso de consciência. Mas Judas confessou seu pecado, e
então saiu e enforcou-se. Ó! aquela horrível, aquela terrível, aquela horrorosa
confissão de desespero. Você nunca viu isto? Se você nunca viu, então agradeça
a Deus pelo fato de que você nunca foi chamado para presenciar tal visão. Eu vi
isto uma vez em minha vida, e peço a Deus que nunca veja de novo - o
arrependimento do homem que vê a morte face a face e que diz, "eu pequei
". Você lhe fala que Cristo morreu pelos pecadores; e ele responde,
"não há nenhuma esperança para mim; Eu blasfemei contra Deus na Sua face;
eu O desafiei; meu dia de graça eu sei que é passado; minha consciência está
cauterizada com ferro quente; eu estou morrendo, e eu sei que estou
perdido!"
Ó! meus ouvintes,
alguns de vocês tem tal arrependimento? Se você tem, será um sinal futuro para
todas as pessoas que pecam; se você tem tal arrependimento, servirá como
advertência a gerações futuras.
Na vida de Benjamim
Keach - e ele também foi um de meus predecessores – eu encontrei o caso de um
homem que tinha sido crente professo, mas tinha se apartado da confissão, e
tinha cometido pecados terríveis. Quando ele estava para morrer, Keach, com
muitos outros amigos, foi vê-lo, mas eles nunca podiam ficar com ele mais do
que cinco minutos por visita, porque ele dizia: "Vão embora; é inútil sua
visita para mim; eu pequei à parte do Espírito Santo; Eu sou igual a Esaú; eu
vendi meu direito de nascimento, e apesar de buscá-lo diligentemente com
lágrimas, eu nunca o acharei novamente". E então ele repetia palavras
terríveis, como estas: "minha boca está cheia de pedrinhas, e eu bebo
absinto dia e noite. Não me fale, não me fale de Cristo! Eu sei que Ele é o Salvador,
mas eu O odeio e Ele me odeia. Eu sei que tenho que morrer; eu sei que tenho
que perecer!". E então seguiam-se gritos dolorosos, e ruídos horrorosos,
que ninguém poderia aguentar. Eles voltaram novamente nos seus momentos de
calma, mas só o agitavam mais uma vez, e lhe faziam chorar de desespero:
"eu estou perdido! Eu estou perdido! É inútil me falarem qualquer coisa
sobre isto!".
Ah! Pode haver um
homem aqui que pode ter uma morte como esta; deixe-me adverti-lo, antes disto;
e Deus, Espírito Santo, possa permitir que este homem possa se voltar para
Deus, e fazer uma verdadeira penitência, e então ele não precisará mais ter
nenhum medo; porque ele, que teve seus pecados lavados no sangue do Salvador,
não precisará ter nenhum remorso por seus pecados, porque foram perdoados pelo
Redentor.
O Arrependimento do
Santo
Jó: " eu pequei
". - Jó 7:20
E agora eu entro na
luz do dia. Eu o tenho levado por confissões
tristes e escuras; eu não o deterei por mais tempo lá, mas o trarei para as
duas boas confissões que lerei para você.
A primeira é a de Jó
7:20 - "Eu pequei; que te farei, ó Preservador dos homens?"
Este é O
ARREPENDIMENTO DO SANTO. Jó era um santo, mas ele pecou. Este é o
arrependimento de um homem que já é filho de Deus, um arrependimento aceitável
diante de Deus. Mas como eu pretendo enfatizar isto à noite, eu deixarei este
caso por agora, por medo de cansar vocês.
Davi era um espécime
deste tipo de arrependimento, e seria proveitoso se estudassem cuidadosamente
seus salmos de contrição; a linguagem que utiliza é sempre cheia de pranto de
humilhação e arrependimento sincero.
A Confissão Abençoada
O PRÓDIGO: "eu
pequei". Lc. 15:18.
Agora tratarei do
último exemplo; é o caso do pródigo. Em Lc. 15:18, nós encontramos o pródigo
dizendo: "Pai eu pequei".
Ó!, aqui está uma
CONFISSÃO ABENÇOADA!
Aqui está o que prova
que um homem tem um caráter regenerado - " Pai, eu pequei ". Deixe-me
pintar a cena. Lá está o pródigo; ele fugiu de uma boa casa e de um pai
amoroso, e gastou todo seu dinheiro com prostitutas, e agora ele não tem mais
nada. Ele vai para seus antigos companheiros e lhes pede ajuda. Eles riem dele
com desprezo. "Ó", diz ele, " vocês beberam meu vinho muitas
vezes; eu sempre paguei para vocês nas nossas festas; vocês não vão me ajudar?"
Mas eles dizem: "Vá embora!" e o expulsam dali. Ele procura todos
seus amigos com quem tinha se associado, mas nenhum deles lhe dá qualquer
coisa. Por fim alguém lhe diz: "Você quer um emprego? então vá e alimente
meus porcos". O pobre pródigo, o filho de um rico proprietário de terras,
que teve uma grande fortuna, tem que sair para alimentar porcos; e ele era
judeu também! O pior emprego (na sua cabeça) para o qual ele podia ser
contratado. Veja-o lá, em trapos sujos, alimentando porcos; e qual era seu
salário? Tão pouco que ele "desejava encher o estômago com as alfarrobas
que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada". Veja, lá está ele, no seu
lamaçal e imundície equivalentes aos dos seus companheiros de chiqueiro. De
repente um pensamento posto lá pelo Espírito Santo, surge em sua mente:
"meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei,
irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já
não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus
empregados". E ele volta. Ele mendiga por todo seu caminho, de cidade em
cidade. Às vezes ele consegue carona em uma carruagem, talvez, mas em outros
momentos ele vai na sua marcha resoluta por colinas estéreis e vales desolados,
sozinho. E agora afinal ele chega à colina fora da aldeia, e vê a casa do seu
pai lá embaixo. Lá está; a velha árvore de álamo em frente dela, e lá estão as
pilhas de feno nas quais ele e seu irmão corriam e brincavam; e à vista da sua
velha casa todos os sentimentos e lembranças da sua vida vieram a sua mente, e
lágrimas correram de seus olhos e ele quase foge novamente. Ele pensa:
"será que meu pai morreu? Como tive coragem de magoar tanto minha mãe? E
se os dois estiverem vivos, eles nunca me receberão novamente; eles fecharão a
porta na minha cara. O que estou fazendo? Eu não posso regressar e tenho medo
de ir adiante". E enquanto ele estava decidindo, seu pai estava andando
pela varanda superior, olhando para fora, para seu filho; e apesar dele não
poder ver seu pai, seu pai podia vê-lo. Bem, seu pai desce as escadas com toda
sua força, corre até ele, e enquanto ele ainda está pensando em fugir, os
braços do seu pai estão ao redor do seu pescoço, e ele o beija, como um pai
amoroso, e então o filho começa - "Pai, pequei contra o céu e diante de
ti; já não sou digno de ser chamado teu filho" e quando ele ia dizer
"trata-me como um dos teus empregados" seu pai pôs a mão na sua boca.
"Pare com isso", diz ele; " Eu o perdoo; não diga nada sobre ser
um criado. Venha", diz ele, "entre, pobre pródigo. Ó!", diz ele
para seus criados, "trazei depressa a melhor roupa, e vesti-la, e
ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e
matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e
reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se". Ó!
Que recepção preciosa para o principal dos pecadores! Matthew Henry disse:
"seu pai o viu, havia olhos de misericórdia; ele correu para o encontrar,
havia pernas de misericórdia; ele pôs seus braços ao redor do seu pescoço,
havia braços de misericórdia; ele o beijou, havia beijos de misericórdia; ele
lhe disse, havia palavras de misericórdia - tragam a melhor roupa, havia atos
de misericórdia, maravilhosa graça – tudo graça. Ó, que Deus gracioso Ele
é".
Agora, pródigo, faça
o mesmo. Deus pôs isto em seu coração? Há muitos que têm fugido por muito
tempo. Deus diz "retorne?" Ó, eu apelo a você que volte, então, pois
tão certo quanto sempre, os que retornam Ele os acolherá. Nunca houve um pobre
pecador que viesse a Cristo, que Cristo o mandasse embora. Se ele lhe mandasse
embora, você seria o primeiro. Ó, se você pudesse ao menos experimentá-lo!
"Ah, senhor, eu sou tão sujo, tão corrupto, tão vil ". Bem, você não
pode ser mais vil que o pródigo. Venha para a casa do seu Pai, e tão certo quanto
Ele é Deus, Ele manterá sua palavra: "o que vem a mim de maneira nenhuma o
lançarei fora".
Ó, se eu pudesse
ouvir que alguns foram a Cristo esta manhã... eu bendiria a Deus! Você se
lembra daquela manhã em que eu mencionei o caso de um infiel que tinha sido um
escarnecedor, mas que, através da leitura de um de meus sermões impressos, foi
trazido para a casa de Deus e então para os pés de Deus.
Bem, no Natal
passado, o mesmo infiel reuniu todos os seus livros, e foi ao mercado em
Norwich, e lá fez uma pública retratação de todos os seus erros, e confessou a
Cristo, e depois, tomando todos os livros que havia escrito que estavam em sua
casa, os queimou à vista do povo. Eu glorifiquei a Deus por esta maravilhosa
graça, e orei para que houvessem mais como este infiel, que, apesar de terem
nascido pródigo, voltou para sua casa dizendo: "eu pequei".
[1] - Latitudinarismo: liberdade de opinião, especialmente em assuntos pertencentes às crenças religiosas.
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Fonte: http://www.monergismo.com/
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