segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como os homens poderiam operar obras maiores que as realizadas por Cristo?


João 14.12 "Em verdade. em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu
vou para o Pai;"

A Mais Notável Afirmação

A notável afirmação é introduzida pelo solene «Em verdade, em verdade». O termo salienta a importância, a autoridade e a certeza daquilo que è afirmado em seguida.

Como é que os homens poderão operar obras maiores que aquelas realizadas pelo próprio Cristo?

a. Quanto a seu número; Mais serão Suas obras que as Dele, embora consideradas individualmente não possam ser maiores.
b. Geograficamente também serão maiores. Os discípulos de Jesus espalhariam suas obras entre todas as nações, ao passo que Jesus estava limitado a um minúsculo país (Mt 28.19,20 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. e Atos 1:8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.").
 c. Na colheita de uma grande safra espiritual. O número de pessoas convertidas durante o ministério de Jesus foi pequeno. O evangelismo de âmbito mundial traria uma vasta colheita que ultrapassaria enormemente à realização da missão terrena de Jesus.
d. Quase certamente há aqui alusão ao dom e ao ministério do Espírito, o alter ego de Jesus. Jesus, em seu alter ego, faria mais que Jesus encarnado.
e. A obra maior espera pela glorificação, quando os remidos participarão da imagem e da forma de vida do Cristo. (Rm 8.29 "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." , bem como sobre os fatos notáveis, em Cl. 3.10 "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;"). A fruição de todas as obras terrenas terá lugar durante aqueles acontecimentos prodigiosos. A «parousia» estará envolvida nisso, e a glorificação seguir-se-á depois. Ver artigos separados sobre a “Parousia” e a Glorificação. Ora, os discípulos de Jesus estão preparando o caminho para essa realização!

Consideremos essas citaçoes e Idéias

Salientando o ministério da igreja cristã primitiva, que operava em uma esfera mais ampla que o do ministério do Senhor Jesus, disse Godet (in locum): "Aquilo que foi realizado pelo apóstolo Pedro, no dia de Pentecoste, pelo apóstolo Paulo por todo o mundo, aquilo que é realizado por qualquer pregador ordinário, por qualquer crente isolado, e que traz o Espírito até o coração dos homens, não poderia ter sido feito por Jesus durante sua jornada neste mundo». Essa declaração é veridica até onde se estende. Porém, o sentido desse versiculo certamente é muito mais profundo do que esse, segundo foi descrito acima.

Porquanto Ele reservou para si mesmo apenas um cantinho, no qual pregou e operou milagres, e isso durante um breve período de tempo; ao passo que os apóstolos e os seus seguidores se propagaram pelo mundo inteiro». (Lutero).

«... obras maiores do que aquelas que ele realizou, não quanto ao grau, mas quanto à espécie: obras espirituais, sob a dispensação do Espírito Santo, que
ainda não tinha vindo sobre eles. Porém, assim atuaram, não como individues separados dele, mas nele e por ele, e dessa maneira (João 5:21), è declarado que ele é quem as realizava». (AIford, in loc.), O motivo de todas essas grandiosas realizações dos discipulos de Cristo é que ele foi para junto do Pai, deixando entendidos os seguintes pontos: 1. O dom do Espírito Santo, que dessa maneira seria concedido aos homens, aquele mesmo Espírito que dava vigor e impulsionava as obras de Cristo. 2. Porque Cristo passou para o nível mais elevado da glória do Pai, entrando em um estado espiritual superior, e dali dota os seus seguidores, em conformidade com a vontade de Deus Pai.

A igreja do Senhor tem plena consciencia que a continuidade do trabalho realizado por Deus atraves dos homens é pra gloria de Deus!

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Rm 11.36

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Cl 1.16

Fonte:
Biblia Sagrada
Est. Teol. e Fil - Vol V


Nenhum comentário:

Postar um comentário